Para entender os desafios e as oportunidades do DOOH no Brasil, é importante entender o que é O DOOH, ou Digital Out Of Home. Isto é, uma forma de mídia que utiliza as telas digitais em locais públicos, o que chamamos de jornada do cliente fora de casa, para exibir anúncios, informações ou entretenimento.
Um pouco sobre como surgiu o DOOH
O Dooh é uma evolução natural dá mídia na rua, ou como tradicionalmente é conhecida, a mídia out of home (OOH). A diferença é que o DOOH permite uma maior flexibilidade, interatividade, segmentação e mensuração das campanhas, além de oferecer uma experiência visual mais atraente e dinâmica para o público.
O DOOH vem ganhando cada vez mais espaço no mercado brasileiro, tornando-se a terceira maior linha de investimento em mídia no país, gerando oportunidades para quem produz, e para quem consome.
Segundo a Associação Brasileira de Out of Home (ABOOH), o setor faturou R$ 1,2 bilhão em 2021, um crescimento de 16% em relação a 2020.
Afinal, a expectativa é que o DOOH continue crescendo nos próximos anos, impulsionado pela retomada da economia, pela expansão da infraestrutura digital e pela inovação tecnológica.
Nem tudo no DOOH, “brilha”
O formato de publicidade DOOH está consolidado, como falamos acima, mas nem tudo são flores.
Alguns desafios vem sendo enfrentados pelos principais veículos de DOOH, entre eles, podemos citar:
- A falta de padronização e regulamentação do mercado, que dificulta a transparência, a qualidade e a confiabilidade dos dados e das métricas do DOOH.
- A baixa integração e automação dos processos de planejamento, compra, veiculação e otimização das campanhas de DOOH. Ainda há muita burocracia, fragmentação e ineficiência na gestão do DOOH, que demanda um alto custo operacional e um longo tempo de execução.
- A concorrência com outras mídias, especialmente as digitais, que disputam a atenção e o investimento do anunciante e do consumidor.
O DOOH também traz oportunidades
Apesar dos desafios, o DOOH também apresenta muitas oportunidades para se destacar ainda mais no Brasil. Entre elas, podemos citar:
1. A ampliação e a diversificação dos locais e dos formatos de DOOH, que permitem uma maior cobertura, penetração e segmentação do público.
Isto é, o DOOH pode ser instalado em diversos ambientes, como shoppings, metrôs, aeroportos, estádios, cinemas, academias, hospitais, escolas e claro, nas ruas e avenidas.
Além disso, o DOOH também pode variar em tamanho, forma, como os painéis icônicos da WE Super OOH. Além de, resolução, orientação, iluminação, etc. Pois assim, cria experiências visuais mais impactantes e imersivas.
2. A utilização dos dados e da inteligência artificial para otimizar o DOOH, que permitem uma maior eficiência, eficácia e ROI das campanhas, aumentando as oportunidades.
O DOOH pode coletar, analisar e utilizar dados sobre o público, o ambiente, o contexto, o clima, o tráfego, etc., para adaptar e entregar o conteúdo mais adequado, no momento mais oportuno, para a pessoa mais relevante.
Além disso, o DOOH também pode utilizar algoritmos e modelos de aprendizado de máquina para prever, testar, medir e melhorar o desempenho das campanhas.